segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vivências Práticas - Aulas a partir do dia 01/03/2010




01/03/2010
Tema
Jogos e Esportes de Raquete. Experimentação dos materiais e equipamentos.
Objetivos
Conhecer um pouco de cada modalidade que existe com raquete e que pode ser ensinada nas escolas.
Descrição das atividades
A quadra foi separada pelo professor por espaços onde os alunos conheceram os materiais de cada modalidade com raquete. A turma doi dividida em grupos que experimentavam o manuseio da raquete de acordo com a modalidade, tais como, tenis de mesa, frescobol, badminton, tenis. Os grupos fizeram rodizio de acordo com o sinal do professor.
No segundo momento da aula cada grupo teve que inventar uma brincadeira para a raquete e bola que ficou na primeira vez do começo da aula antes do rodízio.
No final o professor juntou os alunos no meio da quadra em roda e teve uma discussão sobre a reprodução da aula.
Comentários críticos
A idéia de mostrar todas as modalidades em uma só aula foi muito interessante, pois tivemos uma noção, mesmo que seja bem básica de todas as modalidades que serão apresentadas na segunda unidade da matéria.
Ficamos a vontade com a parte de inventar as brincadeiras já que as desenvolvemos de acordo com o que estava ao nosso gosto para podermos inseri-las nas escolas. Mostrou que não precisa fazer apenas a parte técnica de certo esportes podem desenvolver de várias outras formas as modalidades, desenvolvendo mais a ludicidade com os alunos do que qualquer outra coisa.
Descrição das brincadeiras
Eu estava responsável pelos registros fotográficos da aula, entao faço aqui as descriçoes que vi em cada grupo.
O primeiro grupo ficou com as raquetes de tênis. Caada um do grupo tinha um número, todos faziam uma roda, que ficou sendo o círculo do meio da quadra e tinhamo que mandar a bola de tênis para o alto e gritar o número de outra pessoa, podendo quicar apenas uma vez a bolinha no chão dentro do círculo e assim foi acontecendo a brincadeira. Como ficou um pouco monótono o grupo teve a idéia de colocar duas bolas ao mesmo tempo, porem, com um detalhe: ” E se as pessoas que estiverem com a bola chamarem o mesmo número?” Então ps números pares, poderiam gritar apenas números impares.
A atividade do grupo com raquete de tênis de mesa, foi uma competição com duas fileiras, na hora do apito, os alunos tinham que equilibrar a bolinha do tênis de mesa ate certa distância, voltar e bater na mão do colega e entregar a raquete com a bolinha, quando o último acabava, a equipe ganhava.
O grupo de raquete de frescobol fez uma estafeta em que tinham quatro bases e dividiam os alunos em duas equipes, os alunos com a raquete e a bola quicando passavam cada hora numa base e quem chegava primeiro era o vencedor.
O grupo de badminton teve a maior dificuldade por causa do manuseio com a raquete. O grupo não conseguia bater a “peteca” na raquete, eles contaram que tentaram fazer igual ao primeiro grupo, batendo a “peteca” na raquete e chamando o nome da pessoa, mas também nao deu muito certo, porque ficava mais no chão do que no ar mesmo, ai depois eles se dividiram em 2 fileiras um de frente para o outro e cada hora o primeiro da fileira batia na “peteca” e ia pro final da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário