segunda-feira, 12 de abril de 2010

22/03/2010 e 05/04/2010




Vivência Prática Dia 22/03/10
Tema
Frescobol e/ou Tamboréu

Objetivo
Mostrar o frescobol de uma forma mais tecnica, diferente de como foi com o badminton.
Descrição das atividades

No primeiro momento da aula cada dupla pegava uma raquete e uma bola, em que teriam que fazer dez jogadas cada pessoa. Quando as duas pessoas já tivessem batido 10 vezes o movimento mudava. O professor colocou a pessoa que estava com a raquete dentro de um bambolê e a pessoa que ia jogar a bola só poderia jogar pro lado direito da outra pessoa, e só poderia tirar um pé do bambolê, também 10 vezes o movimento cada uma e depois mudava pro lado esquerdo, fazendo o mesmo exercício. Depois desses o professor juntou 4 alunos e eles tinham que rebater a bolinha com o objetivo de não deixá-la cair no chão.
Mas depois disso tivemos que ir para sala, pois o tempo fechou e a chuva caiu.
Dentro de sala o professor deixou o mesmo grupo que estava fazendo a última atividade lá fora e deu um trecho do texto de Rubens Alves para cada grupo e tivemos que desenvolver algumas atividades exigidas pelo professor.
Comentários críticos
Foi uma pena ter começado a chover, porque a aula estava sendo diferente das demais,mesmo o professor tendo feito a aula de uma forma mais tecnica a gente estava aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.
Curiosidades
Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século 20. É jogado por dois jogadores ou mais. É também comum sua prática em locais públicos.
No Frescobol não existe rivalidade, não há vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, não há adversários e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas [1].
Muitas vezes confundido com o Beach Tennis, o Frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo, em oposição ao estilo competitivo do Beach Tennis - este se assemelha mais ao Tênis e que, inclusive, possui área precisamente delimitada e uma rede de separação. Apesar das diferenças, raquetes semelhantes às do Frescobol são utilizadas atualmente em partidas amadoras de Beach Tennis, principalmente na Europa.
O Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, após o término da II Guerra Mundial. Seu idealizador, Lian Pontes de Carvalho, residia no edifício de nº 1496 da Avenida Atlântica, esquina com a rua Duvivier.[2].
Na década de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lira, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5. Como as raquetes estragavam com freqüência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes. Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois o nome "frescobol" foi criado.
Durante a década de 80 foram realizadas muitas competiçoes isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados.
Em abril de 2003, realizou-se o I Congresso de Frescobol, en Vitória-ES, contando com a participações da Federação Baiana de Frescobol – FEBAFRE, Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro – FEFERJ, da Federação Espiritosantense de Frescobol - FESFRE e da extinta Associação Brasileira de Árbitros e Atletas de Frescobol – ABRAAF (do Estado de São Paulo). Neste congresso, foi constituído um novo regulamento para o Frescobol. A partir de então, as federações buscam a fundação da Confederação Brasileira de Frescobol a fim de registrar este novo esporte no Ministério dos Esportes, Comite Olímpico e Para-Olímpico Brasileiro[3].
Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frescobol

Vivência Prática Dia 05/04/10
Tema
Frescobol e/ou Tamboréu

Objetivo

Acabar de mostrar como é a vivência do frescobol e as possibilidades de jogo.
Descrição das atividades
Repetiu o começo da aula anterior e depois foi modificando.
Colocou um cone e a pessoa que estava sem raquete jogava cada hora de um lado do cone pra outra pessoa bater com a raquete.
Depois que as duas pessoas tivessem feito o exercício acima, as duplas tinham que fazer basicamente a mesma coisa, porém agora a pessoa com raquete ficava dentro do bambolê e teria que se movimentar tirando apenas um pé de dentro do bambolê.
Em seguida o professor orientou os alunos a se juntarem a mais uma dupla. Cada hora uma dupla rebatia bola e o objetivo era tentar fazer mais pontos sem deixar cair no chão à bola.
O professor finalizou a aula numa roda e comentando sobre a aula e os alunos expondo suas opiniões.

Comentários críticos

A aula pareceu entreter os alunos, eu no caso nao participei. Ouvi alguns comentarios de que poderia ter feito outro esporte, já que ja tínhamos vivenciado um pouco na aula anterior.
A discussão no final da aula foi um pouco quanto polêmica. Como a Ana Claudia disse foi uma aula diferente do badminton, com um pouco mais de técnica do que o “deixar jogar” como foi no badminton. Ai a Ana Carolina deu a opinião dela, eu escutei a opiniao dela porém nao concordei, pois o frescobol acaba sendo um jogo de competiçao sim(na minha opiniao), já que um quer fazer o melhor pra ficar dinamico e a bolinha nao cair. As pessoas acham que não é um jogo que tem que treinar demais pra poder saber jogar corretamente,mas inconscientemente é. Voce tem que ter a pegada certa, a altura certa ao pegar a bola. Acho que depende de como jogar e com quem jogar. A Jennifer até falou que o frescobol é um jogo sim de competição, que ela em janeiro ate viu umas pessoas jogando na praia e fazendo as próprias regras e que existiu uma competição.
O professor explicou qual seria a competição do frescobol e pra mim ficou ainda mais claro que o frescobol tambem é um jogo de competição.

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